Serviços particulares para Terceira Idade – Idosos

 Serviços particulares prestados para Terceira Idade

(idosos)

Estes artigos estão com foco em Serviços particulares para Terceira Idade,  sendo escritos porque precisamos enfrentar a realidade de frente e não ficar apenas CONFIANDO em conversas publicadas por jornalistas que olham pelo buraco da fechadura e descrevem um ambiente que IMAGINAM pela réstia de sol que viram entrar. É assim que estão fazendo em relação ao poder aquisitivo do idoso.

ti0151107 - Serviços particulares para terceira idade

Vale a pena investir em Serviços particulares para idosos?

Sim vale. É um mercado promissor mas não é a mina do tesouro que querem dizer que é.

Falei no artigo anterior sobre as carências da população de terceira idade ou idosos, que estão sendo avaliados pelo mercado econômico como a mais nova fatia de lucros incomensuráveis.

Falei também que a tal riqueza e poder aquisitivo dos idosos no Brasil não é aquela mina de ouro que a mídia insiste em apregoar, porque dentre as pessoas com mais de 60 anos tem-se uma grande fatia de pobres por volta de 50% dos 20 milhões de velhos são pobres que sobrevivem de uma parca aposentadoria de 2 até 3 salários mínimos, e dentre estes 50%  pelo menos 20% tem apenas um salário mínimo como renda e sofrem as penúrias de falta de tudo.

Dos outros 50% que sobram – 30% vivem razoavelmente bem com recursos economizados ao longo da vida ou herdados e uma aposentadoria entre 5 até 8 salários mínimos, porque poucos recebem 10 salários mínimos ou mais que isto. Apenas aqueles que foram agraciados por aposentadorias de serviços público ou previdência privada tem uma aposentadoria maior que isto.

 

E QUAL É A FATIA DE IDOSOS QUE SOBRAM PARA AS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS USUFRIREM LUCROS SOBRE SEUS INVESTIMENTOS?

De todos estes 20 milhões de idosos apenas 20% tem condições de pagar serviços de cuidadores, enfermeiros ou serviços em saúde domiciliar. Ou seja  4 milhões.

E apenas 10% ou 2 milhões tem condições de pagar por cuidados mais especiais em uma casa de repouso (particular) que segundo minhas pesquisas variam de R$ 3.000,00 até R$ 10.000,00 mensais fora custos médicos, transportes para ir a médicos, fraldões e medicamentos. E em casos de agravamento do estado de saúde ainda mais custos de uma enfermeira particular.

OBSERVAÇÃO: dependendo do estado de cognição e de dependência física do idoso, apesar dos altos custos a Casa de Repouso ainda é a opção que deve ser avaliada pela família.

 

ENTÃO, DE FATO, SE FAZ MUITO BARULHO, MAS AS CASAS DE REPOUSO E SERVIÇOS PARTICULARES DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE PARA O IDOSO TEM UM MERCADO DE

20.000.000 de idosos …..sendo de fato 4.000.000 de potenciais de usuários

–  nem todos os 20 milhões usarão os serviços de casas de repouso ou atendimento em domicilio, sendo que pelo menos 6 milhões são velhos saudáveis o suficientes para um autocuidado e outros 1 milhão serão suportados pelas próprias famílias.

Portanto, o que sobra mesmo para os empresários de atendimento ao idoso é 3 milhões de usuários  para ser rateado entre empresas que oferecem serviços de cuidados como Enfermagem domiciliar, Cuidadores domiciliares, Consultas médicas domiciliares, Acompanhantes domiciliares.

 

Vale a pena investir neste mercado de Serviços particulares para terceira idade?

Sim, vale, porque ele vai crescer. Vale desde que as empresas comecem a cair em si e compreender que a concorrência vai crescendo e nem sempre a clientela vai crescer como esperam de forma exponencial, porque entre 20 milhões de idosos pelo menos 3% morrem em um ano, 10% em até 3 anos e ao final de 10 anos 90% morreram e os que vem envelhecendo estão aprendendo com antecedência como se cuidar e prevenir a decadência no envelhecimento.

Portanto, para empresas do segmento de prestação de serviços para idosos na minha visão, a expectativa de crescimento da clientela é de no máximo 5% ao ano. O que torna o crescimento de clientes maior que a perda de clientes, pois avaliamos a morte anual em 3% ou seja um  crescimento real de 2%. Eu não vou avaliar em mais, porque realmente não busquei estatísticas, mas convivo com muitos velhos devido a minha própria idade.

Esta minha avaliação está em cima de que, clientes potenciais com poder aquisitivo  dos serviços particulares estão em grande maioria com idade acima de 80 anos e entre oitenta até 90 anos, 80% das pessoas morrem antes de chegar aos 90 anos. É a lei da resistência do corpo aos embates da vida.

Portanto, se hoje tivermos 1.000.000 de velhos com 80 a 90 anos – daqui a 10 anos restarão vivos destes um milhão apenas no máximo 10.000. Entretanto, podemos avaliar que outros 500.000 de 80 a 90 anos terão vindo ocupar o espaço deixado vazio.

Apesar de minhas ideias pessimistas – vejam é um mercado de mais de 3 milhões de potenciais usuários e acredito que até o momento não temos casas de repouso e nem serviços de atendimento domiciliar que atenda toda a demanda.

Existe apenas um PROBLEMA ou VÁRIAS SITUAÇÕES QUE PRECISAM SER ANALISADAS E APERFEIÇOADAS NAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS AO IDOSO

 

Casas de repouso e atendimento domiciliar de cuidados com a saúde de idosos

DEVEM PROCURAR se destacar de forma para que antes de contratar uma casa de saúde, as famílias façam cotações e analises de pelo menos 3 prestadores de serviços. E que ela (a empresa esteja realmente adequada para ser escolhida dentre as concorrentes).

Que cada empresa procure se conscientizar que precisa oferecer o melhor.

Que os profissionais de atendimento em domicilio como enfermeiros, cuidadores, médicos e outras atividades sejam conscientes o suficiente que a qualidade de seu serviços não é apenas técnica ou teórica aprendida nas escolas e universidades – é uma responsabilidade HUMANA.

Todos os profissionais destas empresas precisam estar conscientes e imbuídos do sentimento humano de amor ao próximo, de responsabilidade e plenos de conhecimentos técnicos e científicos sobre a prestação de serviços para o idoso ou a pessoa da terceira idade.

NÃO VER O IDOSO como criança. Esta conotação tem que ser abolida do meio cuidador de idosos. O Idoso não é criança. A criança evolui, cresce física e em conhecimento; o idoso regride física e mentalmente. A criança é um livro no qual escrevemos, ensinamos, preparamos para a vida e o idoso UM LIVRO ESCRITO COM TINTAS INDELÉVEIS de uma vida vivida que ninguém conseguirá ler com perfeição e saber os porquês de sua dor, da sua saudade e dos seus medos e nem mesmo os porquês de seu orgulho e vaidades. Este livro da vida de um velho guarda segredos que só ele sabe e consegue decifrar e que será deletado somente quando ele morrer.

Prestadores de Serviços de Lazer para Idosos ou pessoas da Terceira idade

Oferecer lazer para a terceira idade é uma responsabilidade muito grande. Pode ser comparada a oferecer lazer para crianças ou pessoas com deficiências.

Existe, como sabemos o Idoso saudável – que dança, corre, anda de bicicleta, monta a cavalo, viaja, decide sua vida, compra, vende, se estabelece,  e faz muita coisa. Mas este é um número estimado de 40% dos idosos em geral.

Portanto, a empresa que pretende prestar serviços de lazer para terceira idade ou idosos deve se prevenir com sistemas de segurança, respaldo de acompanhantes treinados para primeiros socorros, e ter certeza que os idosos que compõem o grupo podem de fato se submeter a exercícios contínuos como dançar ou correr.

Também o prestador de serviços de lazer, formação de grupos de viagens para idosos precisa estar consciente que este serviço precisa de outras qualidades e objetivos que não sejam apenas LUCRO – mas também, fazer feliz as pessoas, oferecendo apoio e carinho que elas buscam nestas reuniões de lazer. Elas não pagam pela viagem ou lazer, mas sim pelo prazer das companhias.

Existe neste nosso site/blog várias empresas oferecendo serviços para terceira idade, desde casas de repouso, serviços de cuidados em saúde domiciliar, e também empresas de lazer .

Cuidar vidas, enfermeiros e cuidadores em domicilio

 

Quais os serviços podem ser prestados aos Idosos?

Casas de Repouso para idosos dependentes;

Casas de Repouso para idosos tipo hotelaria – condomínios, repúblicas

Empresas de Cuidados em Saúde Domiciliar,  oferecendo profissionais sob demanda – acompanhantes, enfermeiros, cuidadores, fisioterapeutas, psicólogos, diaristas, transportes para lazer e viagens, remoção para hospitais, cuidadores em regime hospitalar. E ainda na área de Beleza e Higiene as empresas podem oferecer manicures, pedicuros e podólogos em domicílio e até cabeleireiros e massagistas profissionais para um cuidado em casa da pessoa acamada, ou simplesmente idoso com dificuldades de deambulação.

Empresas de lazer que oferecem bailes da terceira idade, grupos de viagens, grupos para ir para bailes da terceira idade,  grupos para ir ao cinema, fazer um pic-nic, visitar locais como museus, ir ao teatro, caminhar em parques, organização de festas e encontros para almoços, jantares dançantes e muito mais.

Empresas prestadora de serviços em educação e cultura para a terceira idade, como cursos de idiomas, cursos de dança, cursos de yoga, cursos de artesanato (tricô, crochê, bordados, costura, pintura,  criação de peças artísticas).

Mais informações faça contato com Regina Celia

whatsapp 11-99846-8648

email: terceiraidade@terceiraidade-loja.com.br

Regina Celia de Souza – atualização de página em 24 de outubro de 2016

cadastro-profissionais-beleza-saude. cadastro profissionais de saúde e beleza