República para Terceira Idade um investimento de valor

República para Terceira Idade um investimento de valor para todos

Regpublicas

Investir numa República para pessoas de terceira idade, no momento atual e no futuro próximo e distante pode ser um dos melhores investimentos financeiros a se fazer, porque a clientela ao longo do tempo será crescente, haja vista, as estimativas de que nos anos 2040 teremos 30% da população como idosos.

Repúblicas para Terceira Idade

O investimento na criação de uma República para terceira idade exige um capital menor e responsabilidades bem delimitadas, pois de fato, numa república somente podem ser aceitos pessoas que sejam totalmente independentes física e financeiramente.

Se numa Casa de Repouso tradicional que abriga pessoas dependentes físicas e emocionais, a vigilância sanitária impõe regras como ter visitas médicas diárias ou periódicas, ambulatório, farmácia, equipamentos médicos, camas especiais, dependendo da população interna, e ainda ter enfermeiros, cuidadores, cozinheiros, copeiros, faxineiros, lavanderias aquecidas para desinfecção de roupas, na República as exigências são de apenas CONFORTO, ESPAÇO, HIGIENE e regras de convivência. 

Entretanto, seria muito bom que todos os moradores de uma república pudessem contar com um plano de saúde para não deixar os amigos no sufoco no caso de algum acidente ou doença repentina.

Numa casa de repouso tradicional e particular muitas vezes o pessoal empregado é maior que o número de HOSPEDES – isto eleva custos e reduz lucros, além de ser de alto risco para o proprietário ou administrador.

Vivendo em Repúblicas e afastando a solidão

Mesmo sendo república, um ajuntamento de pessoas independentes e lúcidas que resolvem de livre e espontânea vontade morar numa mesma casa para baratear custos de viver e dar um drible na depressão que vem devido o viver sozinho  é essencial que a República a ser fundada tenha alguém que seja o ADMINISTRADOR da comunidade e de preferência que seja mais jovem que a população da república, com certo conhecimento de administração e principalmente de higiene.

Numa república pequena de 6 até 10 pessoas que se entendem e tem gostos parecidos a solidão não tem lugar, os custos de viver caem drasticamente. Mas, essencial e saber conviver e que a administração tenha pulso firme e regras bem fundamentadas sobre a convivência, impondo limites, liberdades e proibições.

Em outro artigo eu falo sobre a economia de viver em república

ARTIGO ANTERIOR – CLIQUE

Todo o custo de viver passa a ser rateado entre as pessoas que moram ali, incluindo neste custo um salário para o administrador e salários de pessoal de faxina, cozinha, se for necessário. 

Em uma república de terceira idade com pessoas saudáveis e capazes pode-se até dividir responsabilidades sobre cozinha, faxina e outros pequenos serviços que não sejam agressivos.

De qualquer forma os cuidados pessoais de higiene e limpeza pessoal ou do quarto deve ficar a cargo dos moradores em comum acordo.

 

Itens necessários para se montar uma república

a) Encontrar um imóvel para alugar, de preferência imóvel térreo com espaço para sol, e lazer.

b) O imóvel precisa ter mínimo de 3 quartos e 2 banheiros; 1 sala de estar, 1 copa, uma cozinha, lavanderia. Uma república para se tornar viável financeiramente precisa ter de 4 a 6  e no máximo 10 pessoas pessoas juntas, o que favorece um rateio de menor valor. Quanto menos pessoas maior o custo de viver;

c) Cada quarto precisa caber pelo menos 2 camas e dois guarda-roupas pequenos;

c1) Pode-se também criar repúblicas com quartos individuais, tudo depende das exigências do grupo e da visão do Fundador da República. Para quartos individuais se faz necessário casas maiores com números menores de moradores.

d) A cozinha deve estar equipada com fogão, geladeira grande, freezer, microondas;

e) Lavanderia precisa ter uma máquina de lavar e um tanque, e varais;

f) O mobiliário pode ficar no planejamento do grupo, cada uma oferecendo do que já tem;

g) Internet wifi. Hoje não se concebe que não haja internet num ambiente destes – pode-se contratar e ratear o custo.

h) TV a cabo. Se o local não é bem servido de tv por antena, melhor contratar uma a cabo e ratear.

Empregados da República

Por ser todos de idade acima de 50 a 70 anos, uma Faxineira semanal ou duas vezes por semana é essencial; Não é aconselhável um ADMINISTRADOR DE REPÚBLICAS PARA TERCEIRA IDADE aceitar pessoas com mais de 70 anos e com problemas graves de saúde como Alzheimer, câncer, demência senil, cadeirantes, ou pessoas que usam bengala para se locomover ou doenças contagiosas. Pressão alta, diabetes, colesterol alto não são impedimentos para se viver em república.

Outros serviçais cada grupo avalia suas necessidades.

Planejamento administrativo, proibições e liberdades devem ser planejado pelo ADMINISTRADOR/PROPRIETÁRIO com antecedência e proposto em forma de contrato para cada membro que venha fazer parte da república. O contrato é ESSENCIAL e não pode ser dispensado, mesmo que o grupo seja amigo. Nomear um ADMINISTRADOR, o chefe, o que comanda e dá ordens, também é imprescindível.

Não se pode resolver criar uma república e juntar duas ou três pessoas ou mais e dizer: VAMOS MORAR JUNTOS – sem projeto, sem levantamento de custos, e principalmente SEM AS PESSOAS QUE PRETENDEM MORAR JUNTAS SE CONHECEREM PELO MENOS NO SUPERFICIAL.

Conhecimento prévio e relacionamento entre potenciais pessoas para uma república

As pessoas que pretendem viver em repúblicas precisam estabelecer um conhecimento prévio, principalmente, por serem pessoas já de costumes arraigados e personalidades formadas.

Tentei criar um fórum para que as pessoas pudessem colocar suas ideias e necessidades, mas o fórum não foi bem aceito pelos grupos que chamei no Facebook.

Aqui vocês podem colocar suas opiniões nos comentários de final de página. Os interessados em montar uma república e desejar falar com a gente, deve preencher o formulário disponível abaixo.

Conclusão e Advertências

Viver em república, dividir espaços, ratear custos de vida, ter companhia para as refeições e para passeios é muito bom, mas é um PASSO IMPORTANTE que deve ser pensado. Muitas pessoas depois de tomar uma decisão destas e desfazer o CANTINHO SOLITÁRIO QUE JÁ TEM, poderá não conseguir voltar atrás e se reorganizar para viver sozinho(a) se tiver desfeito de tudo e não se ambientou.

Morar em república não é morar em Casa de Repouso que se o ambiente não agrada vai-se para outro.

Morar em república tem por finalidade Reduzir Custos de Viver e evitar a todo custo a solidão.

Você que está lendo este texto gostaria de Montar uma República?

Preencha o formulário abaixo e fale com a gente, ajudaremos você no que for de nosso alcance.

Após enviar seu formulário procure resposta na sua caixa postal, a resposta pode demorar de 1 hora até 24 horas. Se não encontrar OLHE O SEU LIXO ELETRÔNICO OU spam QUE ALGUNS SERVIDORES MANDAM PARA LÁ.

 

 

terceira idade loja

 

Add a Comment