Cuidados com Idoso e Cuidadores

Cuidados com Idoso e Cuidadores 

uma necessidade social

cuidadores-idosos4 Cuidadores e cuidados
cuidadores de idosos

Neste artigo tecer algumas considerações sobre Cuidados com Idoso  e Cuidadores.

Estou com 71 anos e desde um ano atrás quando precisei contratar uma cuidadora durante um mastectomia total e de fato levei na cabeça e a tal cuidadora acabou me deixando ainda no taxi de retorno para casa. A partir de então, entendi que eu não soube selecionar uma cuidadora, e sendo assim eu passei a ler e entender a respeito do que é cuidadora e das reais necessidades das pessoas de terceira idade e dependentes físicas de cuidados.

Nem sempre uma pessoa precisa de um cuidador porque está idoso, mas qualquer pessoa pode vir a precisar num momento de doença grave, acidentes ou pós cirurgias, etc.

A profissão de cuidadora (cuidadores) é muito importante do ponto de vista social, entretanto, nos estudos que venho desenvolvendo e em observações própria do dia a dia, percebo que:

Hoje toda empregada doméstica que trabalha em casa de uma pessoa idosa se considera CUIDADORA e para tanto chama a si todos os benefícios que a classe de cuidadores adquiriu, como férias prolongadas e piso salarial. Nem todo idoso precisa de cuidados pessoais, em alguns casos ele somente precisa de alguém que faça os serviços domésticos, porque ao envelhecer perdemos força e flexibilidade. A EMPREGADA DOMÉSTICA NÃO É CUIDADORA.

 

Vi em minhas pesquisas que algumas agências deixam claro que SUAS CUIDADORAS NÃO SÃO ENFERMEIRAS, portanto, estão dispensadas de cuidados tais como trocas de curativos, medição de pressão arterial e tomada de temperatura e pulso. Eu não sei o que diz a lei, mas, em verdade, se for assim, o doente grave e acamado irá necessitar de uma cuidadora e de uma enfermeira e também de uma doméstica; o que elevará sobremaneira os custos que a família tem de assistência a este idoso. Neste caso, ir para uma clínica ou casa de repouso é mais eficiente, bem como mais seguro e pode trazer  tranquilidade para a família.

Para saber mais sobre as qualificações primordiais de uma cuidadora ou cuidador poderá ler no link abaixo – no SITE MÉDICO o que eles pensam a respeito de cuidados e cuidadores.

http://www.sitemedico.com.br/site/saude/terceiraidade/7277-cuidadores-de-idosos

 

VEJAM EM NOSSAS PESQUISAS 50% DAS PESSOAS CONTRATARIAM UM CUIDADOR OU ENFERMEIRA(O) para atendimento em domicílio – e as que dizem que não contratariam somente devido o preço das agências – portanto se você é um cuidador ou enfermeiro autônomo – anuncie neste site. – veja as pesquisas.

 

MINHA OPINIÃO

Um cuidador precisa:

** Ser habilitado em um curso apropriado – e este curso não pode ser de algumas horas, mas sim de um tempo suficiente para que o cuidador tenha conhecimentos técnicos e treino físico para exercer a profissão, além de estágio em casas de repouso, clínicas e hospitais com treinamento direto supervisionado.

** O cuidador ou cuidadora precisa ter um conhecimento mínimo de enfermagem, higiene e nutrição.

** O cuidador ou cuidadora precisa saber interpretar as ordens médicas e prescrições de medicamentos e ser organizada o suficiente para não perder a hora de dar o remédio ou alimentação.

** O cuidador precisa aprender uma linguagem correta para passar aos médicos e familiares informações sobre o estado de saúde da pessoa cuidada e da evolução para melhor ou para pior. Na ocasião de visita ao médico este(a) cuidador(a) precisa passar ao médicos as informações de forma correta se a pessoa cuidada não estiver em condições de falar.

** Ser uma pessoa com força física para ter condições de manusear adequadamente um doente na cama,  durante o banho e troca de roupas.

** Ser paciente o suficiente para não transmitir estresse ao doente. Saber a hora de falar e a hora de calar. Um cuidador estressado, agressivo ou compulsivo causará mais dano à pessoa cuidada do que benefício.

** Ter personalidade que promova AUTORIDADE. Autoridade não se impõe com gritos com o doente, mas sim através da conquista da confiança daquele que está sendo cuidado. O doente precisa ter certeza que o cuidador sabe o que faz, e o cuidador(a)  ali é a única pessoa que pode ajudar o idoso nos momentos de dor ou de dificuldades físicas e emocionais.

** Ser uma pessoa de personalidade forte o suficiente para assistir a dor, a deficiência, a emotividade do paciente sem se deixar abalar emocionalmente (o cuidador não pode se tornar outro doente junto ao doente cuidado).

 

DIREITOS E DEVERES DE UM CUIDADOR

Sobre direitos e deveres de cuidadores encontrei muita literatura na internet e indico alguns links para leitura:

http://www.aterceiraidade.com/conheca-tambem/cuidadores-para-idosos/o-novo-guia-trabalhista-dos-cuidadores-de-idosos/

http://www.cpt.com.br/artigos/cuidador-de-idosos-perfil-profissional-e-etica-no-trabalho

Espero ter contribuido com esclarecimentos sobre o que é ser CUIDADOR em Geral, não só de idosos, mas de pessoas com necessidades físicas de apoio.

 

VEJAM EM NOSSAS PESQUISAS 50% DAS PESSOAS CONTRATARIAM UM CUIDADOR OU ENFERMEIRA(O) para atendimento em domicílio – e as que dizem que não contratariam somente devido o preço das agências – portanto se você é um cuidador ou enfermeiro autônomo – anuncie neste site. – veja as pesquisas.

ATENÇÃO: Não faço cadastro de pessoas via whatsapp. O cadastro de candidatos a trabalhar via site tem uma rigorosa seleção. Siga as regras – preencha o formulário no final da página e aguarde os documentos a serem preenchidos. CLIQUE NO BANNER ABAIXO

Regina Celia de Souza – 12 de fevereiro de 2016

cadastro-profissionais-beleza-saude. cadastro profissionais de saúde e beleza

 

terceira idade loja