Asilo ou Casa de Repouso para Idosos?

Asilo ou Casa de Repouso para Idosos?

Está é uma questão para se estudar:

Casa de Repouso e Asilo são a mesma coisa ou são sinônimos?

idosos-casaderepouco. Asilo ou Casa de Repouso

Vamos ver o que diz a Wikipedia sobre Asilo?

Asilo é um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, comodependentes químicos, idosos ou órfãos. Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso, clínica geriátrica eancionato.[1]

Casas de Repouso Não Governamentais:

Fonte: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/faq.asp?te_codigo=31

A ILPI é definida como – instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicilio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, quando o tratamento médico não constitui elemento central desse atendimento. Esta destinada a idosos independentes para as atividades da vida diária. Aí estão incluídos, também, aqueles que necessitam de utilizar algum equipamento de auto-ajuda.

As Clínicas, residências geriátricas e as casas de repouso são definidas como instituições governamentais ou não governamentais, para pacientes em regime de internato e com mais de 60 anos, sob responsabilidade médica, destinada à prestação de serviços médicos, de enfermagem e demais serviços de apoio terapêutico.  Estão destinadas à  idosos dependentes e independentes que necessitem de ajuda e cuidados especializados, com acompanhamento e controle adequado de profissionais da área da saúde.

Portanto, o Asilo é essencialmente de responsabilidade dos órgãos do governo e se destina acolher os idosos sem recursos financeiros ou de poucos recursos financeiros, para serem cuidados do ponto de vista alimentar, médico e de higiene.

Sabemos que este tipo de atendimento asilar do governo é constituido por poucos estabelecimentos e muitos deles carentes de um a infraestrutura adequada. E mesmo se fossem todos bem equipados, não atenderiam a grande massa de idosos que hoje existe, necessitando de tratamento diferenciado, dai surgiram as Casas de Respouso, as Creches Dia (Centros dia), as Clínicas de restabelecimento e a Hotelaria.

Cada um destes tipos de estabelecimentos tem uma finalidade definida:

As casas de repouso acolhem maioria de idosos com mais de 70 anos, dependentes físicos, emocionais e com alteração da noção de realidade. Estas pessoas precisam de cuidados médicos, cuidadores, enfermeiros 24 horas.

Se os asilos são do tipo assistencial por parte de órgãos públicos, as casas de repouso são particulares, custeadas pela família ou com recursos financeiros do próprio idoso.

Existe também hoje em dia as Casas de Repouso diferenciadas para Idosos não dependentes e funcionam mais como uma República ou Hotel, ou seja, local onde várias pessoas de idade vivem. Este  é mais conhecido como um estabelecimento de hotelaria, onde o idoso tem toda a infra-estrutura de atendimento, incluindo serviços de lavagem de roupas, cuidadores se necessários, acompanhantes para passeio, salões de jogos e diversão.

Já Creches Dia (ou “Day Care”, Centro Dia) são destinadas aqueles idosos que não podem ser deixados sozinhos por longo tempo, devido ser portador de deficiências físicas múltiplas, emocionais ou cognitivas, mas a familia não quer internar e ao mesmo tempo não podem cuidar  durante o dia, então, contratam um Day Care (Creche Dia) onde seu idoso fica bem cuidado, tem lazer e até passeios externos devidamente acompanhados, fazem atividades como jogos e produzem artesanato, pinturas e outras atividades como leituras em conjunto, entretanto, podem voltar ao convívio familiar no período da noite, onde se sentem amados e desejados.

Os Hotéis ou Flats para Idosos independentes e com poder aquisitivo alto oferecem uma infraestutura de atendimento invejável: com restaurantes a La Carte, o cliente escolhe o que vai comer, salão de dança e de música para qualquer hora do dia, reuniões para jogar à noite, médicos que podem ser solicitados para visita domiciliar, enfermeiras de atendimento em domicílio caso tenha um problema de saúde e acompanhantes para viagens, pesseios na cidade e leituras, bem como motoristas à disposição. Isto tem um alto custo e portanto, são poucos os estabelecimentos deste tipo até o momento.

Nos Hotéis de Idosos, eles tem total liberdade para sair, usar seu próprio carro etc, desde que estejam lúcidos e em perfeito estado de saúde.

Cada um destes estabelecimentos tem suas razões de existir e são de uma utilidade incomensurável para a sociedade.

TEM DÚVIDAS? FAÇA CONTATO COM REGINA CÉLIA –

ATENÇÃO: Não faço cadastro de pessoas via whatsapp. O cadastro de candidatos a trabalhar via site tem uma rigorosa seleção. Siga as regras – preencha o formulário no final da página e aguarde os documentos a serem preenchidos. CLIQUEM NO BANNER ABAIXO

cadastro-profissionais-beleza-saude. cadastro profissionais de saúde e beleza