Acompanhante, Cuidador ou Enfermeiro?

Acompanhante, Cuidador ou Enfermeiro?

Qual profissional contratar para serviços de Idosos?

acompanhante-idosos. Aconpanhante de Idosos e Cuidadores

Estes 3 profissionais Acompanhante, Cuidador, Enfermeiros  prestam serviços às pessoas de terceira idade, mas cada uma tem sua indicação prática para gerar benefícios ao idoso. Vamos analisar estas alternativas.

 

O Acompanhante é um profissional que não se exige ter um diploma, mas sim qualificações pessoais.

O Acompanhante simples, não qualificado como Cuidador, é uma Companhia. Alguém que acompanha o idoso em visitas externas, idas ao médico, viagens, e ajuda em leituras, jogos. O acompanhante pode ser motorista para ajudar a pessoa idosa se transportar de um local a outro por motivos de consultas médicas, idas a laboratório, viagens de curta distância e outras atividades.

O ou A Acompanhante não precisa ter curso de cuidador e nem de enfermagem, pois sua atividade não envolve ajudar o idoso no banho ou troca de roupas, e nem tão pouco nas tomadas de medicações. É realmente, uma acompanhante ou um apoio.

A Acompanhante pode ao mesmo tempo ser doméstica para as lidas do dia a dia, bem como motorista. Para ser acompanhante a doméstica precisa ter além das qualifcações de prendas domésticas, uma espécie de finesse no comportamento pessoal e relacionamento com as pessoas.

VEJAM EM NOSSAS PESQUISAS 50% DAS PESSOAS CONTRATARIAM UM CUIDADOR OU ENFERMEIRA(O) para atendimento em domicílio – e as que dizem que não contratariam somente devido o preço das agências – portanto se você é um cuidador ou enfermeiro autônomo – anuncie neste site. – veja as pesquisas.

Quando se contrata uma Acompanhante e não um(a) Cuidador(a)?

O Acompanhante é contratado quando o idoso não precisa de cuidados especializados, pois é uma pessoa que tem condições de se autocuidar no que se refere a higiene (banhos), alimentar-se sozinho, e tem condições de deambular com as próprias pernas, mas devido a idade não é aconselhável sair de casa para visitas ou atividades necessárias sozinha, pois poderá ter contratempos, pois a idade sempre diminui os reflexos e a capacidade de uma deambulação forte caso necessário como atravessar uma rua, subir uma escada, entrar rapido num metrô.

O Acompanhante deve ser contratado sempre que o idoso ou idosa se sente muito solitário e corre risco de cair em depressão e arrastar pela depressão outras comorbidades que antes não tinha.

O Cuidador é um profissional que deve a priori ter feito um curso de habilitação para exercer a atividade.

O Cuidador precisa ter conhecimentos mínimos de socorros imediatos, saber ler e entender receitas médicas, saber distinguir com clareza um medicamento oral de um do mesmo nome mas injetável.

O Cuidador deve saber medir pressão arterial e pegar temperatura.

Ter força física para mover o idoso na cama (se este estiver em estado grave), e também, força e técnica para banhos no leito.

Li algumas orientações que dizem que o Cuidador não tem obrigação de ter conhecimentos de primeiros socorros, e nem noções de enfermagem e nem tão pouco dar banho no leito. Isto pode acontecer em clínicas onde existe uma equipe, mas se o idoso doente está em CASA – o Cuidador que não tem como tarefa saber medicar e cuidar da higiene e bem estar do idoso – este CUIDADOR É SIMPLESMENTE DESNECESSÁRIO.

Esta é minha opinião. Podem discordar se quiserem. Mas eu tenho a minha visão do assunto por ter PRECISADO UM DIA DESTE TIPO DE SERVIÇO e ter sido muito mal atendida, porque eu não soube escolher a profissional.

Enfermeiros(as) precisam ser qualificados com curso mínimo de Técnico de Enfermagem e  são necessários para idosos com problemas graves de saúde.

O Enfermeiro precisa ser qualificado para suas funções. E ele se torna necessário quando o estado de saúde do idoso é de tal magnitude que um Cuidador não está habilitado a cuidar e se responsabilizar pelo bem estar do Idoso ou doente.

O Enfermeiro poderá dividir suas atividades com uma Acompanhante (que pode ser da família), ou em casos extremos e de gravidade dividir com Cuidador.

Geralmente, o doente muito grave é atendido por clínicas especializadas onde existe uma equipe e se fica em casa, hoje, temos principalmente nas grandes capitais empresas que assumem as funções de cuidados domiciliares, oferencendo profissionais de enfermagem, cuidadores, e médicos, bem como serviços de remoção.

VEJAM EM NOSSAS PESQUISAS 50% DAS PESSOAS CONTRATARIAM UM CUIDADOR OU ENFERMEIRA(O) para atendimento em domicílio – e as que dizem que não contratariam somente devido o preço das agências – portanto se você é um cuidador ou enfermeiro autônomo – anuncie neste site. – veja as pesquisas.

SE VOCÊ PRECISA DE AJUDA – FAÇA CONTATO COM REGINA CELIA

ATENÇÃO: Não faço cadastro de pessoas via whatsapp. O cadastro de candidatos a trabalhar via site tem uma rigorosa seleção. Siga as regras – preencha o formulário no final da página e aguarde os documentos a serem preenchidos.

cadastro-profissionais-beleza-saude. cadastro profissionais de saúde e beleza

Regina Célia – 23 de março de 2016

  

terceira idade loja